Quando lidamos com instalações elétricas, é necessário trabalhar com materiais de qualidade com objetivo de certificar a segurança da parte elétrica. Se esses cabos não forem de qualidade ou a instalação não ocorrer de forma correta, a segurança estará comprometida. Sendo assim, saiba um pouco mais sobre a importância de utilizar fios e cabos de procedência em suas instalações elétricas.
Quais as informações que os cabos devem conter?
Quando falamos sobre condutores elétricos, além dos cuidados que devemos ter na hora de fazer a compra, em que é necessário verificar se ele possui os selos de qualidade e segurança. Seguindo as diretrizes das Instalações Elétricas.
Essas diretrizes definem os métodos de instalação de seus produtos e quais as regras que devem ser seguidas para a instalação de diversos condutores elétricos. Como a capacidade da corrente máxima para cada seção nominal, os fatores de correção a serem adotados sobre os valores de capacidade de corrente.
Atualmente, o condutor elétrico mais utilizado em residências é formado por cobre e PVC, o primeiro responsável por conduzir a energia e o último, por isolar toda a operação. O cobre deve ter pelo menos 99,9% de pureza segundo as especificações e requisitos, e deve ser utilizado em uma quantidade determinada de acordo com o valor máximo da resistência de cada seção nominal, valor que segue o padrão mundial do IEC.
Preste atenção na qualidade do PVC pois, apesar do cobre não perder sua característica de conduzir, com o passar dos anos o PVC pode acabar ressecando e, com isso, acabar perdendo sua qualidade. Procure utilizar produtos certificados e que sejam específicos para fins elétricos, fazendo com que ele dure anos e não cause nenhum problema.
Fique atento na hora de comprar!
Uma das coisas mais importantes para lembrar quando estamos trabalhando com instalações elétricas são as determinações da legislação brasileira, que devem ser cumpridas de acordo, para que o bem estar de todos seja garantido. Por isso, na hora de comprar seus cabos elétricos, preste atenção nas especificações de segurança, que geralmente fica estampado na embalagem ou no próprio fio. Selos do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são garantias de que o produto é de qualidade e que pode ser utilizado sem problemas, tendo passado por testes e regras de certificação que garantem a qualidade do produto.